Procissão

Procissão dos pendões

 

A procissão sai às 18h30 da antiga Sé de Elvas. Os devotos que pretendem incorporar a Procissão levando os pendões, as opas e as lanternas juntam-se na Igreja cerca de meia-hora antes. Quando chegam o Juiz e alguns mesários da Confraria o Pendão do Senhor Jesus da Piedade é colocado em leilão, quem mais alto licitar leva este Pendão (que abre a Procissão) até à Igreja da Piedade.

Durante a saída da procissão (presidida pelo Arcebispo de Évora) os foguetes dão sinal do início da marcha. No percurso da procissão (cerca de 4 km) os devotos caminham lenta e compassadamente durante cerca de 2 horas. A procissão faz-se em silêncio. À vez, as três bandas que acompanham a procissão tocam compassos do Hino do Senhor Jesus da Piedade. Noutra época havia quem fizesse o percurso de joelhos, em penitência. Esta prática já não se regista nos dias de hoje.

Quando a procissão chega à zona da Feira de São Mateus, junto à Igreja do Senhor Jesus da Piedade, já anoiteceu e, ao som dos foguetes, acendem-se as luzes do Parque da Feira e da Igreja.

Conforme chegam à Igreja, cada uma das bandas toca o Hino do Senhor Jesus da Piedade completo. Os devotos vão chegando e dão a volta à igreja (antigamente era tradição darem duas voltas, hoje alguns devotos dão duas voltas, outros uma volta) e juntam-se na entrada da Igreja onde se expõem todos os pendões e é proclamada a homilia pelo Arcebispo de Évora.

Como é uma procissão muito concorrida, há anos em que acontece os primeiros devotos já terem percorrido os 4 km do percurso e ainda estarem pessoas a meio ou no início da procissão, a 2 ou mais quilómetros da Igreja da Piedade.

A Romaria termina uma semana depois, com a Procissão de Regresso dos Pendões. Depois de do Selene Te-Deum de Ação de Graças, inicia esta procissão. A saída é da Igreja do Senhor Jesus da Piedade em direção à antiga Sé de Elvas. Nesta procissão vão os devotos de opas, lanternas e os pendões que ficaram na Capela da Piedade durante toda a semana. Segue, junto com a procissão, uma banda (a 14 de Janeiro de Elvas) que toca o Hino do Senhor Jesus da Piedade.

Fonte: memoriamedia